Título Uso

 

Documento

Solicitações Gerais Formulários para diversos tipos de solicitações que deve ser enviado para a secretaria do programa, via e-mail, com os devidos documentos necessários para a solicitação.
Aproveitamento de Disciplina
Segundo o regimento do programa: Art. 33º - Os(as) discentes que tiverem disciplinas cursadas (com aprovação) em cursos de pós-graduação stricto sensu, em instituições nacionais ou estrangeiras, realizadas em até no máximo 05 (cinco) anos antes da admissão no curso matriculado, poderão solicitar aproveitamento de créditos. No mestrado, poderão ser aproveitados até o máximo de 4 (quatro) créditos, no doutorado até o máximo de 8 (oito) créditos.
Para a solicitação de aproveitamento deve ser enviado a secretaria do programa, via e-mail, os seguintes documentos:
- Formulário Preenchido (download na coluna ao lado);
- Histórico Escolar atualizado do discente;
- Histórico Escolar, onde consta a aprovação na disciplina;
- Ementa da(s) Disciplina(s);
- Parecer fundamentado do(a) Orientador(a).
Obs.: Se a disciplina for de outra instituição, informar no parecer qual é a disciplina que corresponde na UnB, o código da disciplina que está no SIGAA e a carga horária da disciplina.
Trancamento de Disciplina
Para a solicitação de trancamento de disciplina deve ser enviado para a secretaria do programa, via e-mail, os seguintes documentos:
- Formulário preenchido e assinado (download na coluna ao lado);
- Histórico Escolar atualizado do discente;
- Carta de anuência do(a) Orientador(a).
Obs.: A solicitação deve seguir os prazos do Calendário Universitário de Pós-Graduação da UnB, que pode ser acessado clicando aqui.
Revisão de Menção
Consiste na solicitação de reavaliação da menção final atribuída pelo professor ao discente. Para a solicitação de revisão de menção deve ser enviado a secretaria do programa, via e-mail, os seguintes documentos:
- Formulário Preenchido (download na coluna ao lado);
- Histórico Escolar atualizado do discente;
- Carta de anuência do(a) Orientador(a).
Obs.: A solicitação deve seguir os prazos do Calendário Universitário de Pós-Graduação da UnB, que pode ser acessado clicando aqui.
 
Monitoria 
Instruções do DPG para Solicitação de Monitoria.
Agendamento de Exame de Qualificação de Mestrado ou Doutorado
Segundo o regulamento do programa para o:
- Mestrado: deverá ser realizado até o 15° (décimo-quinto) mês, a partir da data de ingresso do(a) discente;
- Doutorado: deverá ser realizado até o 24° (vigésimo quarto) mês, a partir da data de ingresso do(a) discente.
Atenção! A marcação da Banca de Qualificação deverá ser feita com antecedência de 30 dias.
Obs.: A composição da banca deverá seguir as regras do Regulamento do Programa.
Para a solicitação do agendamento dever ser enviado, pelo docente orientador, a secretaria do programa, via e-mail, o seguinte documento:
- Formulário Preenchido (download na coluna ao lado).
Agendamento de Defesa de Dissertação de Mestrado ou de Tese de Doutorado 
Atenção! A marcação da defesa deverá ser feita com antecedência de 30 dias.
A composição da banca deverá seguir as regras do Regulamento do Programa e da Resolução CEPE 80/2021 e 124/2023.
Obs.: O título informado deverá ser idêntico ao título da dissertação. Caso ocorra mudança do título por solicitação da banca ou do(a) Orientador(a), a Secretaria deverá ser informada no dia da banca para providenciar a alteração no Relatório de Defesa de Dissertação que será assinado por todos os membros da banca.
Para a solicitação do agendamento dever ser enviado, pelo docente orientador, a secretaria do programa, via e-mail, o seguinte documento:
- Formulário Preenchido (download na coluna ao lado).
Trancamento Geral de Matrícula (TGM)
Segundo o regulamento do programa e a Resolução CEPE 080/2021:
O TGM só poderá ocorrer por motivo justificado, sendo necessário que fique comprovado o impedimento involuntário do(a) discente para exercer suas atividades acadêmicas.
O TGM não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do(a) discente no curso de Mestrado e por mais de dois períodos letivos durante a permanência do(a) discente no curso de Doutorado, exceto por razões de saúde do discente.
O TGM por motivo de maternidade é regido por resolução específica.
Para a solicitação de TGM deve ser enviado para a secretaria do programa, via e-mail, os seguintes documentos:
- Histórico Escolar atualizado do discente;
- Formulário preenchido e assinado (download na coluna ao lado);
- Documentos comprobatórios que justifique a solicitação;
- Carta de anuência do(a) Orientador(a).
Obs.: A solicitação deve seguir os prazos do Calendário Universitário de Pós-Graduação da UnB, que pode ser acessado clicando aqui.
Prorrogação de Prazo 
Para a solicitação de prorrogação de prazo deve ser enviado para a secretaria do programa, via e-mail, os seguintes documentos:
- Formulário preenchido e assinado (download na coluna ao lado). Obs.: No item justificativa deve ser explicando os motivos da solicitação e indicar claramente o prazo de prorrogação solicitado.
- Documentos comprobatórios que justifique a solicitação;
- Carta de anuência do(a) Orientador(a), indicando o prazo de prorrogação;
- Cronograma contendo o que o(a) discente desenvolveu ao longo do curso;
- Cronograma contendo o que será desenvolvido no prazo restante do curso e no prazo de prorrogação solicitado e indicando a data programada para a defesa;
- Projeto de qualificação do(a) discente aprovado por banca examinadora.
- Histórico escolar atualizado, obtido pelo discente no SIGAA
Obs.: A solicitação deve ser feita em até 30 dias antes do término do prazo do(a) discente.
 Desligamento Voluntário
Para a solicitação de Desligamento Voluntário deve ser enviado para a secretaria do programa, via e-mail, os seguintes documentos:
- Formulário (download na coluna ao lado), preenchido, datado e assinado.
Download
Credenciamento de Coorientador 
Para a solicitação de credenciamento de Coorientador deve ser enviado para a secretaria do programa, via e-mail, os seguintes documentos:
- Carta de solicitação de coorientação, escrita pelo(a) Orientador(a) principal, datada e assinada, de preferência diretamente no SEI
- Currículo atualizado do Coorientador(a) pretendido
- Histórico Escolar atualizado do discente
- Parecer circunstanciado, escrito, datado e assinado pelo(a) Orientador(a) principal. O parecer deve conter:
a. Síntese do trabalho desenvolvido pelo(a) discente;
b. Justificativa para solicitação do Coorientador(a);
c. Breve descrição do(a) Coorientador(a) pretendido(a).
- Formulário de credenciamento de Coorientador preenchido e assinado pelo Coorientador(a) pretendido(a) (download na coluna ao lado). Obs.: Se o(a) Coorientador(a) pretendido for da UnB, favor, preencher e assinar o formulário on-line diretamente no SEI.
 Mudança de Orientador
Para a solicitação de Mudança de Orientador(a) deve ser enviado para a secretaria do programa, via e-mail, os seguintes documentos:
- Formulário (download na coluna ao lado), preenchido e com as assinaturas do(a) discente, do(a) atual Orientador(a) e do(a) Orientador(a) proposto(a).
- Histórico Escolar atualizado do discente;
 Credenciamento de Orientador
Instruções do DPG para o Credenciamento de Orientador.
Também, deve-se observar as regras determinadas pelo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia para credenciamento de orientadores.
Termo de Compromisso 
Bolsa do Programa de Demanda Social da CAPES
Formulário de Termo de Compromisso a ser assinado pelo discente ao ser contemplado com Bolsa do Programa de Demanda Social da CAPES  Download
Termo de Acúmulo
Bolsa do Programa de Demanda Social da CAPES
Formulário de Termo de Acúmulo a ser assinado pelo discente ao ser contemplado ou para atualização de situação de Bolsa do Programa de Demanda Social da CAPES  Download
Dados para Aquisição de Passagem e Diárias  
Caso tenha participante externo em suas defesas de Dissertação de Mestrado ou de Doutorado, deve solicitar do participante o preenchimento deste formulário e enviar a secretaria, para ser providenciado as passagens. Deve-se orientar o participante sobre a prestação de contas.
 Prestação de Contas
Formulário de Prestação de Contas de auxílio financeiro a Estudante e Pesquisadores.
Obs.: O formulário deve ser enviado para a secretaria do programa dentro do prazo estabelecido no edital.