Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEA) da Universidade de Brasília (UnB) foi criado em 1996, com o curso de Mestrado, e, em 2011, passou a oferecer também o curso de Doutorado. O Programa constitui um importante polo de produção de conhecimento geográfico, marcado pela pluralidade e diversidade, tanto na formação e origem do corpo docente quanto na variedade de experiências teóricas, técnicas, metodológicas e de pesquisa.

 

O principal objetivo do PPGGEA é formar docentes, pesquisadores e profissionais qualificados para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nos setores público e privado, promovendo a excelência científica, acadêmica e tecnológica voltada à gestão territorial e ambiental.

 

Entre os objetivos específicos, destacam-se:

  1. Capacitar profissionais na área de Gestão do Território, com ênfase na inovação técnica e na análise de políticas voltadas aos setores público e privado;

  2. Formar profissionais capazes de analisar os impactos territoriais e ambientais nos espaços regional, rural e urbano, com destaque para o Bioma Cerrado na Região de Brasília, especialmente no DF e na RIDE;

  3. Utilizar ferramentas geográficas automatizadas para subsidiar a tomada de decisões, o desenvolvimento sustentável e a intervenção territorial;

  4. Formar docentes, especialmente na área de Geografia, aptos a atuar em instituições públicas e privadas, com base em conhecimentos teóricos, instrumentais e práticos, e com capacidade crítica para compreender e intervir nas complexidades do espaço brasileiro contemporâneo.

 

O PPGGEA possui uma área de concentração, Gestão Ambiental e Territorial, estruturada em três linhas de pesquisa:

  1. Análise de Sistemas Naturais;

  2. Geoprocessamento;

  3. Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional.

 

As linhas de pesquisa estão alinhadas à formação acadêmica do corpo docente e aos objetivos do Programa, acolhendo discentes interessados na qualificação em Geografia e áreas afins, como Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Planejamento Urbano e Regional, Ecologia, Geoprocessamento e Ensino de Geografia. Essas linhas têm atendido aos objetivos dos projetos docentes e às demandas de formação e qualificação dos discentes.

 

A proposta do curso tem como elemento estruturador os projetos de pesquisa, articulados às temáticas das disciplinas e aos projetos de dissertação e tese desenvolvidos pelos alunos. Essa integração permite que grupos de professores e seus orientandos participem de projetos coletivos, reunidos em laboratórios temáticos (ver item Infraestrutura).

 

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília possui nota 5 na avaliação da CAPES.